domingo, 30 de julho de 2017

Plano simples de salvação

                               Estudo Nº 374 - Revisado e editado em 30-07-2017
1ª Divisão: 1ª João 1:8-9. Todos precisamos de perdão e o simples fato de afirmarmos não sermos pecadores, já caracteriza o ser pecador.
   a) Mateus 9:12-13. Entretanto, é justamente quem tem necessidade de Jesus e é por quem Ele morreu na cruz para salvar.
   b) João 3:16-18. Jesus é a solução de Deus para a salvação do ser humano.
   c) Romanos 3:10-12. Para todos que estão na condição de pecador.
2ª Divisão: 1ª Timóteo 1:15. E todos têm a necessidade de aceitar a Jesus em suas vidas à salvação.
  a) Romanos 10:8-10. E além de aceitar a Jesus como o único e suficiente Salvador, deve proclamá - lo e testemunhá - lo em sua vida íntima e particular na multidão e na sociedade em que vive afim de confirmar a sua salvação.
  b) 2ª Corintios 6:2. A partir do instante em que uma pessoa ouve a pregação de salvação de alguma forma, começa a contagem de sua individual e particular  oportunidade à salvação.
Este temppo é individual a cada um, pessoal e intransferível. Romanos 14:12.
  c) 1ª Timóteo 2:1-5.  É a vontade explicita de Deus que todo ser humano seja salvo por meio da intermediação de Jesus única e exclusivamente.
3ª Divisão: Isaías 55:6-7. Por este motivo, há um clamor que nos convida enquanto estamos com o nosso controle de nossa capacidade de decisão entre o bem e o mal nesta vida.( VIVOS)
  a) Isaías 1:18. Há um convite a se experimentar a graça e a misericordia de Deus.
  b) Atos 10:43. Mas este convite nos direciona para Jesus Cristo o Salvador da humanidade.
  c) Atos 17:30. Este convite sugere o arrependimento neste tempo da paciência de Deus
4ª Divisão: Atos 4:12. Este convite sugere nos decidir por Jesus Cristo como o único e suficiente salvador de nossas vidas.
  a) Romanos 5:8. Ele é a prova viva do amor de Deus por nós.
  b) Salmos 103:3. Apenas Jesus pode sarar e perdoar nossos pecados. 
  c) Atos 3:18-19. Toda a Bíblia afirma que apenas Jesus pode salvar por ter morrido na cruz e nos convida a nos arrependermos e nos decidir - mos por Ele.
                  A hora é agora, pois não temos certeza do dia de amanhã.

sábado, 29 de julho de 2017

As dimensões da eternidade.

                           Estudo Nº 689 - Escrito e editado em 29-07-2017
1ª Divisão: Gênesis 2:7. Há uma partícula de Deus em cada ser humano, vivo ou morto que não pode ser destruida pela morte.
  a) Jó 32:8. Esta é a parte indestrutiva da vida que não termina na morte material da qual, não é definitiva.
  b) Jó 33:4-6. Apesar de ser pó, há um fiasco de Deus em cada um de nós indestrutível.
  c) Atos 17:26-28.Apesar de temporariamente mortais, mas não definitivamente, esta partícula é a semelhança de Deus em cada ser humano, vivo ou morto, Lucas 20:34-38. Morremos apenas para nós mesmos, uns para os outros, mas não para Deus. A morte não apaga a eternidade.
2ª Divisão:  Gênesis 3:19. Por causa da desobediência, esta partícula foi adiada para uma outra oportunidade à eternidade. Portanto, o corpo, apesar de qual for a forma de morte, não é destruído, mas apenas cumpre uma formalidade temporária e ilegal em retornar à forma natural ao seu estado de origem, o pó de onde saiu.
  a) Eclesiastes 12:7. Tudo volta à forma natural, à sua origem apenas e não é destruído.
  b) Eclesiastes 3:11. Apesar da fragilidade do ser e de sua parcial mortalidade, é uma loucura afirmar que o ser humano, apesar de morrer, neste caso não morre.  A eternidade não tem fim.
  c) Romanos 8:38-39. Nada, definitivamente pode destruir o sentido da eternidade que Deus pos dentro do ser humano.  A morte, em hipótese alguma é definitiva. 
3ª Divisão: Salmos 16:9-10. A compreensão neste caso, é que a vida está além túmulo, pois é muito maravilhoso para se findar no sepulcro, na sepultura.Este é o sentido de eternidade que Deus pos dentro do ser humano e nem a morte pode destruir. Este é inviolável.
  a) Ezequiel 37:7. Esta eternidade está protegida numa identidade genética no cidadão BIOS.
  b) 2ª Reis 13:20-21. É este o sentido de eternidade que foge à nossa capacidade perceptiva da vida.
  c) Jó 17:11-16. Neste sentido, diante de todas as frustrações e da fragilidade humana e por pior que for a forma em que uma pessoa possa morrer, apesar da morte, a eternidade subsite.
4ª Divisão: Jó 14:7-15. Esta eternidade é quem transformará o ser corruptivel em incorruptivel.
  a) Jó 19:25-27. A esperança nesta eternidade, transformará literalmente o corpo e apesar da distância entre a morte e a ressurreição, não recriará o corpo, mas apenas o transformará.
  b) Filipenses 3:10-21. Tudo dependerá de como tratamos este corpo aqui nesta vida, pois por enquanto, somos apenas mordomos deste corpo e não donos dele.
  c) 1ª Corintios 6:19-20 ; 1ª Corintios 3:16-17 ; 2ª Corintios 5:10. Definitivamente, não somos donos deste corpo e apenas mordomos, neste caso, deveremos prestar contas de como tratamos este corpo nesta vida meramente passageira, este será o nosso passaporte à eternidade.
5ª Divisão: 2ª Corintios 5:1-4. Temos o compromisso de cuidar bem deste corpo para não perdermos, ainda nesta vida passageira, a amplitude desta eternidade haverá de ser revelada em nós.
  a) Romanos 14:7-9. Por este sentido de eternidade, pertencemos a Deus, quer estejamos vivos ou mortos no fisico temporariamente, na eternidade pertencemos a Deus.
  b) 1ª João 3:1-3. Este sentido de eternidade haverá de concluir tudo que Deus havia planejado para o ser humano na criação, lá no paraiso.
  c) João 11:21-26. Alguns experimentaram este sentido de eternidade no ministério de Jesus e em sua morte na cruz, Mateus 27:50-53; e literalmente reviveram Hebreus 11:35 comprovadamente, mas não foram aperfeiçoados ainda,Hebreus 11:40.
6ª Divisão: João 5:24-29. Haverá um dia em que todos sairão das tumbas e voltarão do estado morte temporal para uma eternidade que nunca passará.
  a) Apocalipse 20:11-15. A morte, por pior que for, não é este bicho papão, pois ela haverá de devolver os mortos que estão no estado imposto por ela temporariamente por causa da desobediência de Adão da qual ficamos comprometidos hereditariamente, Romanos 5:12.
  b) Mateus 10:28 ; Marcos 9:42-48 ; Lucas 13:22-28. Esta eternidade é indestrutível e é por este motivo que devemos saber como viver nesta vida que é o nosso passaporte, pois;
  c) 1ª Corintios 15:19. Esta vida passará e a outra que era para ter sido no Éden será confirmada que foi posta dentro do ser humanos na criação.
7ª Divisão: 1ª Corintios 15:49-54. Esta vida não termina na morte, muito pelo contrário, é a morte que termina nela.
  a) 1ª Tessalonicenses 5:23. Por pior que for a minha forma de morrer, desde que esteja em Cristo Jesus, meu corpo estará sendo conservado no estado transitório entre a morte e a ressurreição por Aquele que é o autor da vida. 
  b) Judas 1:9. Há um tratamento diferenciado para o corpo do crente em Jesus Cristo no estado intermediário transitório, entre a morte e a ressurreição.  Aqui fala apenas do corpo de Moisés, mas e Daniel ? Daniel 12:13.
  c) 1ª Tessalonicenses 4:13-18. E os crentes em Jesus Cristo que estão esperando este dia há mais de dois mil anos ?
8ª Divisão: Lucas 9:28-36 ; Lucas 16:19-31. Estes textos não são uma peça teatral e nem estão escritos para fazerem parte da história e nem para enfeitar o papel.  Deixam transparecer que há uma determinada e absoluta consciência no estado transitório intermediário entre a morte e a ressurreição.  Num plano que não há dimensão. 
  a) João 15:1-6 ; Mateus 25:41-46. Sair desta vida sem ter ajustado as contas com Jesus, é perigoso  e pior do que morrer.
  b) Romanos 8:1-23. O comportamento nesta breve vida,  definirá que tipo de eternidade iremos revelar em nós definitivamente e sem chance de voltar a trás  da seguinte forma;
  c) Mateus 5:8. Definirá se veremos a Deus literalmente e; 
9ª Divisão: Mateus 26-29. Comemoraremos com Cristo na ceia do Cordeiro e;
  a) João 14:1-3. Moraremos com Ele.
  b) Lucas 24:36-44. Como nos afirma o Apostolo Paulo em Filipenses 3:21. Seremos semelhantes a Ele.
  c) 1ª Corintios 15:16-28. Um dia esta partícula eterna se revelará como tal e será tudo que foi proposto por Deus para o ser humano na criação. Todos os crentes em Jesus Cristo voltarão à eternidade de Deus que foi posta dentro do homem ainda na criação.
   É assim que acredito nas dimensões da eternidade de Deus dentro do ser humano !

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Enoque


  Estudo copiado de A Sentinela de 2001
Enoque andou com Deus num mundo ímpio
O DIABO alega ser capaz de desviar de Deus todos os humanos, e às vezes pareceu que estava conseguindo mesmo. Por quase cinco séculos depois da morte de Abel, ninguém se destacou como servo fiel de Jeová. Ao contrário, a conduta pecaminosa e ímpia se tinha tornado a norma.
Foi durante este período de degeneração espiritual que Enoque viveu. A cronologia bíblica fixa o seu nascimento em 3404 AEC. Dessemelhante dos seus contemporâneos, Enoque mostrou ser um homem aceitável para Deus. O apóstolo Paulo o incluiu entre os servos de Jeová, cuja fé se destaca como exemplo para os cristãos. Quem era Enoque? Com que desafios se confrontou? Como os enfrentou? E de que importância é a sua integridade para nós?
Nos dias de Enos, quase quatro séculos antes do tempo de Enoque, “se principiou a invocar o nome de Jeová”. (Gênesis 4:26) O nome divino havia sido usado desde o começo da história humana. Portanto, o que começou quando Enos estava vivo evidentemente não foi a invocação de Jeová com fé e em adoração pura. Alguns eruditos em hebraico sustentam que Gênesis 4:26 devia rezar “começaram profanamente” ou “então começou a profanação”. Homens talvez tenham aplicado o nome de Jeová a si mesmos ou a outros humanos por meio de quem pretendiam chegar a Deus em adoração. Ou talvez tenham dado o nome dele a ídolos.
           “Enoque andou com o verdadeiro Deus”
Embora Enoque estivesse cercado pela impiedade, ele “andou com o verdadeiro Deus”, Jeová. Não se diz que seus progenitores — Sete, Enos, Quenã, Malalel e Jarede — tenham andado com Deus. Pelo menos não o fizeram no mesmo grau que Enoque, cujo modo de vida aparentemente o diferenciou deles. — Gênesis 5:3-27.
Andar com Jeová significava ter familiaridade e intimidade com Deus, o que só era possível porque Enoque vivia em harmonia com a vontade divina. Jeová aprovou a devoção de Enoque. Deveras, a Septuaginta grega diz que “Enoque agradava bem” a Deus, uma ideia também expressa pelo apóstolo Paulo. — Gênesis 5:22, nota, NM com Referências; Hebreus 11:5.
O fundamental para Enoque ter um bom relacionamento com Jeová era sua fé. Ele deve ter tido fé no prometido “descendente” da “mulher” de Deus. Caso Enoque tenha conhecido pessoalmente a Adão, ele pode ter obtido informações sobre os tratos de Deus com o primeiro casal humano no Éden. O conhecimento que Enoque tinha de Deus o tornou o tipo de pessoa que ‘seriamente o buscava’. — Gênesis 3:15; Hebreus 11:6, 13.
No caso de Enoque e no nosso, um bom relacionamento com Jeová requer mais do que apenas ter conhecimento de Deus. Quando realmente damos valor à amizade íntima com alguém, não é verdade que nossos pensamentos e nossas ações são influenciados pelos seus pontos de vista? Evitamos palavras e ações que estragariam esta amizade. E quando pensamos em fazer alguma mudança na nossa situação, não levamos também em conta como ela influenciaria este relacionamento?
Também o desejo de manter um relacionamento achegado com Deus influencia o que fazemos. Um pré-requisito é ter conhecimento exato do que ele aprova e do que desaprova. Então precisamos ser guiados por este conhecimento, esforçando-nos a agradar-lhe em pensamento e em ação.
Deveras, para andarmos com Deus temos de agradar-lhe. Isto foi o que Enoque fez por centenas de anos. Na realidade, a forma do verbo hebraico que indica que Enoque “andou” com Deus transmite a idéia de ação repetida e contínua. Outro homem fiel que ‘andou com Deus’ foi Noé. — Gênesis 6:9.
Enoque era chefe de família, com esposa e pai “de filhos e de filhas”. Um dos seus filhos era Metusalém. (Gênesis 5:21, 22) Enoque deve ter feito todo o possível para dirigir bem a sua família. No entanto, havendo impiedade em toda a sua volta, não lhe foi fácil servir a Deus. Lameque, pai de Noé, talvez fosse o seu único contemporâneo que exercia fé em Jeová. (Gênesis 5:28, 29) No entanto, Enoque praticava corajosamente a verdadeira adoração.
O que ajudou Enoque a continuar fiel a Deus? Sem dúvida, ele não se associava com profanadores do nome de Jeová Deus, nem com outros que não eram companheiros próprios para adoradores de Deus. Buscar a ajuda de Jeová em oração também deve ter fortalecido a determinação de Enoque, de evitar tudo que pudesse desagradar a seu Criador.
Uma profecia contra os ímpios
É bastante difícil manter normas elevadas quando estamos cercados por pessoas ímpias. Mas Enoque transmitiu também uma categórica mensagem de julgamento contra os iníquos. Orientado pelo espírito de Deus, Enoque declarou profeticamente: “Eis que Jeová veio com as suas santas miríades, para executar o julgamento contra todos e para declarar todos os ímpios culpados de todas as suas ações ímpias que fizeram de modo ímpio, e de todas as coisas chocantes que os pecadores ímpios falaram contra ele.” — Judas 1:14, 15.
Qual deve ter sido o efeito desta mensagem para os descrentes perversos? É razoável concluir que essas palavras pungentes tornaram Enoque impopular, talvez provocando zombarias, insultos e ameaças. Alguns devem ter desejado silenciá-lo de vez. Mas, Enoque não se deixou intimidar. Sabia o que tinha acontecido ao justo Abel, e igual a este, Enoque estava decidido a servir a Deus, não importando o que acontecesse.
“Deus o tomou”
Pelo visto, Enoque estava em perigo mortal quando “Deus o tomou”. (Gênesis 5:24) Jeová não permitiu que seu profeta fiel sofresse às mãos de inimigos enfurecidos. Segundo o apóstolo Paulo, “Enoque foi transferido para não ver a morte”. (Hebreus 11:5) Muitos dizem que Enoque não morreu — que Deus o levou para o céu, onde continuou a viver. No entanto, Jesus declarou explicitamente: “Nenhum homem ascendeu ao céu, senão aquele que desceu do céu, o Filho do homem.” Jesus foi o “precursor” de todos os que ascendem ao céu. — João 3:13; Hebreus 6:19, 20.
Portanto, o que aconteceu com Enoque? Ser ele “transferido para não ver a morte” pode significar que Deus fez com que ficasse num transe profético e depois tirou-lhe a vida enquanto estava nesta condição. Em tais circunstâncias, Enoque não teria sofrido as dores da morte. Daí, ele “não foi achado em parte alguma”, aparentemente porque Jeová deu fim ao corpo, assim como fez com o corpo de Moisés. — Deuteronômio 34:5, 6.( Dou a Minha opinião bíblica neste caso( 2ª Reis 2:11-12 ) Específico caso, creio que estão num lugar no paraíso, pois a despeito de Hebreus 9:27, Paulo afirma que nem todos morrerão, mas serão transformados,1ª Corintios 15:50-53. Por não serem aperfeiçoados sem os crentes em Jeová ainda e antes do arrebatamento, Hebreus 11:39-40. Estão num lugar no paraíso, pois apareceram para Jesus e conversaram com Ele na transfiguração, Mateus 17:1-9.) E olha que Judas 1:9 apenas fala de Moisés, mas 1ª Tessalonicenses 5:23 é para todos os crentes fiéis a Jeová Deus. Conservados num estado transitório entre a morte e a ressurreição. )
Enoque viveu 365 anos — nem de perto tanto tempo como a maioria dos seus contemporâneos. Mas o importante para os que amam a Jeová é que lhe sirvam fielmente até o fim dos seus dias. Sabemos que Enoque fez isso, porque “antes de sua transferência, ele teve o testemunho de que agradara bem a Deus”. As Escrituras não revelam como Jeová comunicou isso a Enoque. Todavia, antes de Enoque morrer, recebeu a garantia da aprovação de Jeová Deus, e podemos ter a certeza de que este se lembrará dele na ressurreição.( Caso tenha morrido - Opinião de antuninamartins )
Imite a fé que Enoque tinha
Podemos apropriadamente imitar a fé que humanos piedosos têm. (Hebreus 13:7) Foi pela fé que Enoque serviu como o primeiro profeta fiel de Deus. O mundo dos dias de Enoque era como o nosso — violento, profano e ímpio. Todavia, Enoque era diferente. Tinha verdadeira fé e era exemplar na devoção piedosa. Deveras, Jeová mandou que declarasse uma forte mensagem de julgamento, mas também o fortaleceu para proclamá-la. Enoque cumpriu corajosamente a sua comissão e Deus cuidou dele diante da oposição inimiga.
Se tivermos fé assim como Enoque, Jeová nos fortalecerá para declarar a sua mensagem nestes últimos dias. Ele nos ajudará a enfrentar a oposição com coragem, e nossa devoção piedosa nos fará bem diferentes dos ímpios. A fé nos habilitará a andar com Deus e a comportar-nos dum modo que alegra o seu coração. (Provérbios 27:11) O justo Enoque, pela fé, conseguiu andar com Jeová num mundo ímpio, e nós também o podemos.

Cita a Bíblia o Livro de Enoque?
O Livro de Enoque é um texto apócrifo e pseudepígrafo. É falsamente atribuído a Enoque. Foi provavelmente produzido em algum tempo do segundo e do primeiro século AEC, sendo uma coleção de extravagantes mitos judaicos, nada históricos, evidentemente o produto de elaborações exegéticas referentes à breve referência a Enoque em Gênesis. Só isso já basta para ser rejeitado pelos que amam a Palavra inspirada de Deus.
Na Bíblia, apenas o livro de Judas contém as palavras proféticas de Enoque: “Eis que Jeová veio com as suas santas miríades, para executar o julgamento contra todos e para declarar todos os ímpios culpados de todas as suas ações ímpias que fizeram de modo ímpio, e de todas as coisas chocantes que os pecadores ímpios falaram contra ele.” (Judas 1:14, 15) Muitos eruditos afirmam que a profecia de Enoque contra os contemporâneos ímpios é citada diretamente do Livro de Enoque. Seria possível que Judas usasse um duvidoso livro apócrifo como sua fonte?
As Escrituras não revelam como Judas sabia da profecia de Enoque. Pode simplesmente ter citado uma fonte comum, uma tradição confiável, passada adiante desde a remota antiguidade. Paulo evidentemente fez algo similar quando mencionou por nome Janes e Jambres, que de outro modo eram anônimos magos da corte de Faraó, que se opuseram a Moisés. Se o escritor do Livro de Enoque teve acesso a uma fonte antiga deste tipo, por que negaríamos que Judas a teve?* — Êxodo 7:11,22; 2 Timóteo 3:8.
Como Judas recebeu a informação sobre a mensagem de Enoque para os ímpios é de somenos importância. Sua confiabilidade é atestada pelo fato de que Judas escreveu sob inspiração divina. (2 Timóteo 3:16) O espírito santo de Deus o resguardou de declarar algo que não fosse verdade.

Também o discípulo Estêvão forneceu informação que não se encontra em nenhuma parte das Escrituras Hebraicas. Refere-se à educação egípcia de Moisés, a ele ter 40 anos quando fugiu do Egito, à sua estada em Midiã por 40 anos e o papel angélico na transmissão da Lei mosaica. — Atos 7:22, 23, 30, 38.
Enoque proclamou corajosamente a mensagem de Jeová

terça-feira, 25 de julho de 2017

Todos temos nossos temores, mas o que fazer ?

                                Estudo Nº 183  - Revisado e editado em 25-07-2017
1ª Divisão: Jó 3:25-26. Ninguém esta livre do infortunio inesperado e inevitável. E o fato ter medo não nos pode livrar e não nos ajuda em nada.
  a) Provérbios 24:10. Todos temos medo e  o que não podemos é deixar transparecer que temos e estamos com medo;  " Num momento mais terrível de minha vida, não pedi a Deus nem força e nem coragem, pois não saberia como usá -las.  Eu apenas pedí a Deus que me desse paz "
  b) Jó 24:12-17. Até nossos desafetos e que nos causam pavor, não estão livres de seus pavores.
  c)  Marcos 14:32-36. Eram doze, mas nos momento de temores e angustias do Mestre, apenas Pedro, Tiago e João foram escolhidos para estarem ao lado de Jesus, apesar das fraquesas destes.
2ª Divisão: Hebreus 4:15-16; Hebreus 2:14-18. Nos enganamos ao pensar que Jesus não sabe por experiência própria de todas as nossas angustias e temores.
  a) Mateus 10:28. Quem mata tambem morre, são tão vuneráveis como qualquer um .
  b) 1ª João 4:18. Se permitirmos o amor de Deus  estabelecer em nossas vidas, então, nossa vunerabilidade será superada e não seremos punidos por nossos fracassos.
  c) Salmos 23:4. Pois ainda que...  É uma incondicional e apenas desta forma não seremos punidos por nossos medos e possíveis fracassos.
3ª Divisão: Salmos 27:1-14. Temos que estar focados no Senhor e não podemos perder o nosso referencial divino.
  a) 1ª João 4:4. Esta é a grande, definida e fundamental diferença na hora da angustia.
  b) Marcos 4:37-41. Nunca se esqueça que Jesus está no barco junto com você e não te abandonará jamais.
  c) Hebreus 10:30-39. Não basta ter lutas e problemas na fé, dificuldades mil e depois não permanecer e abandonar tudo, depois de ter sustentado bastante luta ao longo do tempo.
4ª Divisão: 1ª Pedro 4:12-19. Apenas por meio das lutas seremos aprovados por Deus.
  a) João 16:33. O que temos de ter é bom ânimo para vencer !
  b) Mateus 5:10-12. Ser crente em Jesus Cristo não dá estatus na terra, mas um lugar no céu.
  c) Lucas 12:32. Não tenas medo,pois Deus está no controle.

segunda-feira, 24 de julho de 2017

As leis são para todos

                              Padrão bíblico para formação da família.
                    Esta é a tese para a formação de uma família tradicional  !
                    Violar este princípio é comprar briga com quem o criou!
                                E olha que Deus não precisa que o defenda !
                                  Hebreus 13:4
A união civil entre pessoas do mesmo sexo não é o padrão de família instituída por Deus. A nação que violar este princípio, e quem concordar terá de dar contas ao Criador. Romanos 1:25-32
  ___________________________________________________
                           Qual é o padrão bíblico para formação da família ?

1º ) Para se estabelecer uma família é necessário saber que família não é uma invenção do homem e nem da sociedade em que este vive. Família é a coroação da criação de Deus,  e a base está inserida no enlace matrimonial entre um homem e uma mulher capazes de procriar e ter filhos, netos, bisnetos, ETC...
1ª ) Divisão: Gênesis 1:27-28. Seguindo o padrão divino, a princípio, temos bem explicito: - " Deus criou macho e fêmea "
para formar a primeira família e ordenou : - " Sede fecundos e
multiplicai-vos e enchei a terra."
    Caso se tenha alguma dúvida a respeito da questão, é só foliar os 1189 capítulos com seus 31.173. versículos e comprovar que em  nenhuma destas passagens bíblicas e em nenhum lugar na Bíblia, diz que enlace matrimonial pode ser concretizado na união de um homem com outro ou uma mulher com outra, muito
pelo contrário,Levítico 18:22-23 ; Levítico 20:13 .
   Por esta prática é que Sodoma e Gomorra  fora destruída : Gênesis 19:5-13.
      a.)   O Padrão da família está fundamentado na Bíblia, e por sua inerrância em abordar este assunto:     Atos dos apóstolos 17:
26. Ela é a regra de fé e prática e portanto, devemos segui-la ;
Romanos 15:4.
       b.)   Romanos 1:24-32. Olha que não estamos no antigo testamento e sim no novo, porém, veja oque o apóstolo Paulo nos passa como ensinamento preventivo à tais costumes!!!
       C.)   II Timóteo 3:1-9. A prática do enlace (união) de pessoas do mesmo sexo é válida sim: para uma sociedade que consegue e bem amparada pela lei criada por ela mesma, legalizar a própria ilegalidade !!!   Leia  II Timóteo 4:1-13. Ainda hoje e muito mais é assim !!!
2ª.) Divisão: Romanos 7:2-3. Nem se morrer o marido a mulher não pode casar com outra mulher, o padrão de família estabeleci-
do por Deus,  diz: Marcos 10:6-12.  Este é o padrão !
 a.) Iº. Corintios 6:9-10.Para quem está escrito esta verdade ?
Para a família? Evidente que se for uma família criada pela sociedade estará sujeita ao juízo de Deus.  Apocalipse 22:15 ;
Gálatas 5:19-21. Isto é uma sentença !!!
 b.) Agora veja oque Paulo diz: Iª Corintios 6:11.  e tire suas próprias conclusões!!!
c.) Família é isto: Iª Corintios 7:1-17.  Somos a continuidade da igreja de Jesus hoje!!!    Efésios 5:22-33 ; Efésios 6:1-4.

Uma simples observação:
Todos têm direitos e deveres. Devemos respeitá-los. É a lei !!!
Os evangélicos casam em suas igrejas!
Os católicos casam em suas igrejas !
Os espiritas casam em suas igrejas !
Os testemunhas de Jeová casam em suas igrejas !
Nenhum destes interferem na religião do outro!
Tem sido assim no Brasil que é um país laico até hoje !
Então, porque temos de fazer casamento em nossas igrejas de quem deveria ter a deles para se casarem ? Temos o direito de ser, já que eles também têm direitos.
Oque somos e eles também. Temos o dever  de ser oque somos e eles também. Mas porque então eles não criam a própria igreja deles?   Ao querer que sejam casados em nossas igrejas, estão descumprindo o princípio de direito!   E daí ?    Como a lei irá resolver este dilema ? Ahn!!!    Vão ter que fazer como o Imperador Diocleciano entre 302 e 305 d.c ! Terão de queimar as Bíblias, já que os manuscritos originais não existem, já que não querem aceitar oque a Bíblia diz.  E olha só oque  a Bíblia diz :
Leia em sua Bíblia; 1ª Corintios 5:9-12.  As autoridades constituídas vão ter que ajustar contas com o instituidor desta lei.

Assunto polêmico, mas não tão atual como pensamos

Será que a Bíblia diz? Homosexualísmo, destino ou maldição ?

                                        ( Esboço)

         Olha nós aqui outra vez!!!   Polêmica do Século !!!
Homosexualismo, destino ou maldição. Pesado né!!! Será oque as
pessoas querem ouvir da Bíblia ? Destino? Maldição?  E daí ? Não vale opinião que não esteja inserida no contexto bíblico, ainda que se deva em termos respeitar, pois um texto fora do contexto bíblico pode ser um pre-texto ou uma heresia. 
        Como introdução, leia salmos 15 e medite antes de começar.
   1ª) Divisão: 1ª Corintios 6:9-11.Sem discriminação. Aqui é a
prática que é condenada.  As leis Cerimoniais foram cumpridas
por Jesus no calvário, mas não as leis morais, ela continuam em
pleno vigor; Apocalipse 22:15-16. É a Bíblia que diz!
   a) Romanos 1:26-32.Para evitar de dar minha opinião, prefiro
deixar a Bíblia falar,pois Ela não precisa que a interprete !
Quando Paulo afirma que: " As mulheres mudaram o costume natural e os homens deixaram este uso natural" Me permite entender que esta prática não é uma doença, mas um comportamento que exige uma decisão, uma escolha em não concordância com o que se é realmente e que nem por isto se deixa de ser, quando apenas no pensamento se fantasia esta característica de ser." Se sentir é uma coisa ser é outra.   b) Apocalipse 21:7-8. A sentença é para os praticantes, Apocalipse 22:15.
   c) A Bíblia não diz ter Deus criado o 3º sexo : Gênesis 2:21-25.
  d) Atos 17:26. Isto é para os dois sexo apenas.Não há outra
criação, pelo ao menos a Bíblia não diz e se não diz???!!!
2ª) Divisão: Atos 17:24-31.Este princípio não mudou. Macho e
fêmea!!!
  a) Mateus 19:4-6. Será que mudou? E se mudou! Onde está es-
crito na Bíblia ?
 b) Leviticus 18:19-30. As leis morais apresentadas a nação de
Israel que é a igreja como estado, estão em vigor à igreja como
corpo. Só as leis cerimoniais foram cumpridas na cruz.
 c) 1ª Corintios 7:1-2. Marido e mulher que podem gerar filhos
para assim de acordo com a Bíblia constituir a família que Deus
criou. E estabeleceu ao ser-humano.Não se engane! 
   3ª) Divisão: Deuteronômio 22:5. Estas fazem parte das leis ce-
rimoniais abolidas na cruz por Jesus.
  a) Colossenses 2:8-23.Mas que leis são essas? Lestes o Samo 15?
  b) Gálatas 5:16-21.Essas são as leis morais. Dá para entender?
 c)  Efesios 5:22-33. Se existe o 3º sexo deveria está aqui descrito!
   4ª) Divisão: Leviticus 18:22-28.Estes princípios não mudaram!
 a) Leviticus 20:13.Será destruído ao estilo Sodoma e Gomorra:
Gênesis 19:5-28.
 b) 1ª Timóteo 1:8-10. Porque as leis morais não mudam?
 c)1ª Corintios 6:18-20. Para disciplinar o comportamento quando
se faz parte da igreja de Jesus e não de uma mera religião que
não tem a Bíblia com regra de fé e prática.
   5ª) Divisão: 2ª Samuel 1:25-26.Não justifique pontos de vista
pela Bíblia. O amor de Davi é fraternal.( Phileo).1ª Samuel 20:16-17. Amor da alma. Não confunda!!!
   a) Quer enteder melhor?1ª Samuel 20:30-43. Pacto entre eles e
Deus à posteridade de seus filhos.
   b) Apocalipse 21:27. A Bíblia é explicitamente clara! Basta!!!
  c) Então oque fazer? A Bíblia diz: 1ª Corintios 6:9-11 ; Romanos
6:16-23 ; 2ª Corintios 5:14-17 ; Atos 17: 26-31 ; 1ª Timóteo 2:15 ;
Mateus 9:11-13. Atos 3:19 ; Atos 2: 38-39.
           Espero ter contribuído para a propagação do Evangelio
pleno, genuíno. Amém !!! antuninamartins@gmail.com

sábado, 22 de julho de 2017

As diferenças não às indiferenças

                         Estudo Nº 688 - Escrito e editado às pressas em 22-07-2017
1ª Divisão: Atos 15:2. A igreja é formada por pessoas e sempre haverá diferença, Mas;
  a) Atos 15:28-31. Entre as discusões enquanto contestações, não se pode gerar contendas e discordias, quando se busca resolver as origens, o efeito será provavelmente positivo.
 b) Atos 15:36-41. Desta forma, não se perde o foco criando dissidência, quando Paulo e Silas vão à Sìria e Cilícia, enquanto que Barnabé e Marcos vão para Chipre no mesmo propósito, portando a Carta Mágna e submissos às ordens expressas dos líderes em Jerusalem.
Não sairam criando uma nova denominação e muito embora cada uma tivesse o seu próprio nome denominacional, entretanto, não era uma nova religião dissidente, não é este o propósito de Deus à Sua igreja. Definitivamente, não.
 c) 2ª Timóteo 4:9-11. Com o tempo, nossa experiência é amadurecida e descobrimos inevitavelmente, que a nossa opinião de amanhã não é a mesma de ontem e quiça (possivelmente), não será a de hoje. Esta verdade, apenas o tempo pode revelar.
2ª Divisão: 1ª Corintios 11:17-19. Nestas horas cruciantes a nossa verdadeira identidade é revelada e fica patente quem realmente somos.
  a) 1ª Corintios 15:58. Temos que entender que não trabalhamos para nós mesmos e se for para o Senhor seremos recompensados.
  b) 2ª Corintios 13:5. Será que estamos falando da mesma fé ? Do mesmo Evangelho ?
  c) Mateus 9:37-38. Não será que estamos atropelando uns aos outros em nome da fé ? Em nome de um crescimento que não é de Deus ? Não será que queremos nos destacar como os melhores ? Que temos a maior denominação supostamente evangélica, no Brasil e do mundo ?
3ª Divisão: Romanos 16:17-18. Nossa denominação cresce e saimos falando mal da outra da qual somos dissidentes.  É isto um crescimento que procede de Deus para Sua igreja ? 
  a) Romanos 14:22. Perdemos muito diante de Deus ao não respeitarmos a opinião na fé do irmão.
  b) Filipenses 2:1-5. Será que Deus está satisfeito com este bando de denominações desordenadas e dissidentes de outra a pregar a fé bíblica de forma a crescer tanto e ficar atropelando uns aos outros em nome de Jesus ?
  c) Filipense 1:15-18. Qual Jesus temos anunciado ? Será o mesmo Jesus bíblico ?
4ª Divisão: Tiago 1:19. Quando entramos na vida particular de tais pastores, descobrimos que não sabem ouvir, mas gostam mesmo é de falar e suas palavras não condizem com as atitudes.
  a) Tito 1:5-16. São auto intulados e não estão preparados para o cargo que escolheram.
  b) 2ª Corintios 5: 10. Nossas atitudes têm resultados a longo prazo e determinado.
  c) 1ª Corintios 3:1-15. Vamos ter surpresas espantosas no arrebatamento da igreja de Jesus Cristo o Senhor. 

A Bíblia em hum capítulo e trinta e cinco versículo

                                Estudo Nº 687 - Escrito e editado em 22-07-2017
1ª Divisão: Romanos 15:4 ; 1ª Corintios 10:11. Mas o que dizer então, se no tempo de Paulo, o Novo Testamento ainda não estava concluido ?
  a)  Lucas 24:44. Apenas o cannon do Antigo Testamento estava concluido e era lido nas Sinagogas judaicas por Jesus. Ele não fez uso do Novo Testamento quando este não havia sido escrito ainda.
  b) Atos 17:10-13. Qual Palavra de Deus estava sendo pregada por Paulo e não era o Antigo Testamento ? Que Escrituras eram examinadas já que não havia o cannon do Novo Testamento?   A verdade é que;
 c) Filipenses 1:15-17; Filipenses 3:15-17. Havia um modelo vivo exemplificado na conduta apostólica confirmando o Antigo Testamento e não era apenas letra, pois;
2ª Divisão: Atos 15:1-34. Havia uma Bíblia dentro da própria Bíblia que como uma semente, era desenvolvida nos relatos escrito por Lucas emergindo assim a Carta Mágna da igreja de Jesus, a 1ª constituição da igreja e todas as igrejas teriam a partir de então, esta Carta, como a regra geral de fé e prática.  Toda a Bíblia estava resumida a esta Carta. Toda a igreja submissa a Ela por princípio e regra fundamental desde o primeiro concílio da igreja em Jerusalem entre 49 e 51 dC. (Segundo estoriadores) Era preciso estabelecer parâmetro à igreja, regras não judaizadas.
  a) Mateus 23: 1-33.  Jesus não tinha nada contra os escribas e fariseus, mas apenas que estes sabiam tanto das leis que este saber lhes impedia de saber o que realmente deveriam saber.
Estes não estavam submissos a esta Carta Mágna da igreja primitiva em sua formação.
  b) João 21:24-25  Há uma letra com um formato e dimensão cujo o alcance está além da nossa compreensão, imprimido na alma formando as regras à intuição humana.
 c) João 10:27. Esta verdade está implicita na alma desde a criação.
3ª Divisão: João 6:37 ; João 6: 44 - 45 ; Isaías 53:1. A pregação do evangelho é apenas para o cumprimento da verdade.
  a) João 15:20 ; João 17:20. Com Bíblia ou sem Bíblia, aquele que tiver de ouvir, ouvirá !
  b) João 16:8. O Espírito Santo é quem faz a Palavra surtir efeito na alma, no ser, revelando a eternidade que está dentro em nós e não são palavras bonitas e eloquentes, mas palavras de poder e revelação divina no íntimo da alma.
  c) Colossenses 2:1-23. Esta passagem, em correlação à Carta magna da igreja do Senhor Jesus descrita em Ato 15:1-34, descreve com exatidão as exigências que devem ser impostas a uma pessoa que não seja judeu e se converte ao cristianismo bíblico da graça de Deus.
                           O restante de tudo é apenas formalidade.
       Deus nos ajude a não complicarmos a nossa salvação que é tão simples.

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Um povo ingrato e rebelde

                                   Estudo Nº 686 - Escrito e editado em 19-07-2017
1ª Divisão: Jeremias 2:11-13.  Se não tivessem a experiência que tiveram com o Senhor, mas tiveram e nenhum outro povo teve a mesma sorte.
  a) Josué 23: 10-14. E precisava ficar lembrando - os, dos feitos do Senhor !
  b) Êxodos 19:3-6.   Uma nação santa e peculiar propriedade do Senhor !
  c)  Número 14:1-45. A rebeldia de Israel fez com que o que conquistariam em quarenta dias, fosse conquistado em quarenta anos. E apenas os jovens puderam entrar na terra.
2ª Divisão: Deuteronômio 4:20. Um povo que é a herança do Senhor !
  a) Deuteronômio 7:6 ; Deuteronômio 14:2.  Um povo acima de todos os povos que há sobre a face de todo o globo terrestre e nunca mais haverá outro igual .
  b) Salmos 47:9. Povo do Deus de Abraão ! Não há outro e jamais haverá outro igual.
  c) Salmos 81:9-14. Um povo protegido pela mão poderosa do Senhor.
3ª Divisão: Isaías 27:6-13. Este povo sofrerá como nenhuma outra nação, um tratamento peculiar de Deus.
  a) Isaías 30:8-9. Sofrerá por sua rebeldia e deslealdade.
  b) Isaías 65:1-2. Sofrerá por sua rebeldia.
  c) Romanos 9:28. O Juizo de Deus está as portas.
4ª Divisão: Romanos 11:1-32. Deus tem tido paciência.
  a) Romanos 12:1-21. Israel é a nação peculiar do Senhor aqui na terra e os gentios a Sua igreja.
  b) 2ª Timóteo 4:8-10. Será que nestes últimos tempos, não temos agido com o povo de 
Israel ?
  c) Hebreus 12: 15-17. Será que não temos sido ingratos contra Deus ?
                                 Volte em Jeremias 2:11-13 e reflita !
                                                   Será ?!
                         Deus nos ajude a não sermos ingratos contra Ele !

Nas entrelinhas

             Eclesiástes – Capítulo 11 :1 . (Nas entrelinhas )                                                                                                                                   1.    Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.                                                                Quando se trata de Palavra inspirada por Deus, é preciso buscar oque está por trás da letra escrita,pois, nos bastidores trabalham em oculto os maiores efeitos visuais das telinhas e nas Escrituras, por trás, trabalha a revelação divina para nos prestigiar com a sabedoria e  o entendimento.
O que posso entender deste versículo? Bom ! Para mim, lançar o pão sobre as águas, neste caso, foge à minha capacidade de alcance e raciocínio, mas quando paramos e buscamos a resposta, encontramos o versículo nos revelando que é preciso não procurar entender em determinados assuntos da vida, pois nos sobrecarregaremos de porquês? Devemos apenas seguir à frente, mesmo que não haja uma luzinha no fundo do  tuneo, pois o resultado está bem à nossa frente à distância imperceptível e que demanda tempo, esforço e boa vontade, mas sobre tudo esperança de que vai dar certo.
Lançar o pão demanda esforço, mas sobre as águas demanda esforço e fé para não ficarmos fazendo perguntas que não terão respostas.   Pão é alimento e água é vida. Quando se lança o pão sobre as águas a tendencia é que o pão vai inchar, crescer e mudar de estado. Assim, um pão lançado sobre as águas nunca mais será o mesmo.  O resultado é imediato e não podemos ver a mudança interior que ocorre nas moléculas que formam o pão.
Alguma coisa extraordinária está acontencendo e não é mágica, mas recursos reais que a própria natureza está incumbida de realizar num plano especificamente que apenas a natureza pode e tem acesso a estas mudanças.
Diz também.  Vai faça o que tendes de fazer sem fazer perguntas e ainda que não estiveres entendendo, simplesmente vá e a resposta virá com o tempo.
Não tenhas medo de lançara o seu pão sobre as águas, porque depois de muito dias o acharás.
Se tão somente estiveres dentro  deste padrão estabelecido pela Palavra de Deus que é a sua Bíblia. Não deves temer, mas obedecer nestas seguintes condições:  Eclesiastes 8:5  que nos diz: " Quem guarda o mandamento não esperimentará nenhum mal; e o coração do sábio conhece o tempo e o modo "
Portanto, não fique alimentando a possibilidade de não dar certo e tome posse daquilo que a Bíblia diz em  Efésios 3:20 quando diz: " Ora, aquele que é poderoso para fazer tudo infinitamente mais do que pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós "
Isaias 64:4.  Deus está trabalhando naquilo que você não pode trabalhar.
2ª Corintios 3:4-5. A sua suficiência vem de Deus e portanto confie.


terça-feira, 18 de julho de 2017

Não tenho que me submeter aos meus desejos

                            Estudo Nº 685 - Escrito em 17 e editado em 18-07-2017
1ª Divisão: Gênesis 4:7. Muito embora eu tenha a vontade e consciência, não tenho e não preciso pecar.
  a) Tiago 1:14-15. Não é a vontade de pecar em si que consta, mas o descontrole desta vontade.
  b) 1ª João 1:8. Eu não tenho que pecar para que a verdade seja personificada em mim, pois já nasci no pecado. Mas o negar que sou pecador mesmo sem pecar.
  c) Salmos 51:3-5. Esta condição já está no nosso DNA, mas podemos ser honestos e sinceros com Deus que tudo sabe e tudo vê .
2ª Divisão: Provérbios 3:5-6. Precisamos apresentar nossas fraquezas a Deus e não ficar tentando se justificar inutilmente.
  a) Romanos 7:15-20. Não temos que cometer o pecado para sermos pecadores, é por sermos pecadores que pecamos.
  b) Mateus 26:41. Desconsideramos a nossa fragilidade e sensibilidade ao pecado e por este motivo cometemos o pecado. 
  c) 1ª Tessalonicenses 5:22. Deixamos o mal acontecer para depois fugir e dai, pecamos.
3ª Divisão. 1ª Corintios 6:12. Perdemos e pecamos por tentar testar a nossa força contra o pecado.
  a) Romanos 6:11-14. Entretanto, é imperativo ter o domínio de nossas vontades. 
  b) 2ª Corintios 5:14-17. Não somos nova criatura num toque de mágica, mas com esforço e muita luta espiritual e negando a nossa velha natureza.
  c) 1ª João 5:18. É provável que pequemos, mas não justifica viver descaradamente pecando.
4ª Divisão: Hebreus 12:12-13. Não temos que continuar avançando no pecado.
  a) 1ª Corintios 10:12-13. Como Deus saberá da integridade de meu coração se não tenho mais as minhas próprias vontades ? Fica muito fácil servir a Deus sem ter que vencer minhas vontades.
  b) Gálatas 6: 1-3. A verdade é que quem peca precisa urgentemente de ajuda e não de ser pisado.
  c) Salmos 103:3-14. Quem peca precisa de graça e da misericórdia de Deus.
5ª Divisão: Romanos 11:32. Eu não estou em melhor condição do que o irmão que peca.
  a) 1ª Pedro 4:8. E não é concordar com o pecado, mas perdoar o pecador incondicionalmente.
  b) Tiago 5: 19-20. É resgatá lo do inferno.
  c) Judas 1:20-23. É assim que devemos tratar ao irmão que pecou.
                            A graça de Deus deve prevalecer sempre !

segunda-feira, 17 de julho de 2017

ALERTA !

 Hoje, com o advento da internet, tenho visto crentes que perdem um tempo tremendo com o zap-zap e ETC...   Entendem de tudo relacionado a WEB menos no assunto Bíblia, mesmo a Bíblia não confiável ONLINE.
  Um dia, não teremos tempo para dar contas de tanto tempo perdido !
                      Deus tenha misericórdia !

domingo, 16 de julho de 2017

Debruçado em minhas meditações matinais, hoje, aprendi , o que iguala as clásses

                          Estudo Nº 684 - Escrito e editado em 16-07-2017
1ª Divisão: Provérbios 22:2 ; Salmos 62:9. Ninguém tem privilégios diante de Deus;
  a) Eclesiastes 5:15. Ninguém levará nada deste mundo;
  b) Eclesiastes 6:12. Ninguém sabe do dia de amanhã ;
  c) Eclesiastes 9:12. Ninguém está livre do infortúnio ;
2ª Divisão: Tiago 4:13-15. Ninguém pode afirmar o que fazer no amanhã;
  a) Romanos 11:32. Ninguém está em melhor condições diante de Deus;
  b) 1ª João 1:8-10. Ninguém peca para ser pecador, mas por ser pecador é que se peca;
  c) João 14:6 ; Atos 4:12 ; 1ª Timóteo 2:5. Ninguém será salvo sem a intermediação única e exclusiva de Jesus;
3ª Divisão: Hebreus 4:13. Ninguém fugirá do juízo de Deus;
  a) Hebreus 9:27. Ninguém pode fugir da hora de morrer;
  b) João 6:68. Ninguém tem outra opção à salvação que não seja, única e exclusivamente por meio de Jesus.
  c) João 8:24. Não há, terminantemente, alternativa à salvação que não seja por meio de Jesus.
4ª Divisão: Isaías 53:1.  Ninguém poderá dizer que não ouviu a pregação do evangelho;
  a) Eclesiates 9:11. Ninguém poderá afirmar não ter tido oportunidade à salvação;
  b) Romanos 2:11-16. Ninguém que não ouviu, não sabe fazer apenas o que é errado e por sua intuição será julgado;
  c) Isaías 35:8; Mateus 9:12-13. Neste caso, nem mesmo o louco será indesculpável diante de Deus. 

domingo, 9 de julho de 2017

A Bússola da igreja

                                             Estudo Nº 683 - Escrito e editado em 09-07-2017
1ª Divisão: 2ª Timóteo 3:16-17. Com o propósito de orientar a igreja do Senhor Jesus, a Bíblia,
por ser a Palavra de  Deus, é o seu representante legal na terra e possui em si todas as respostas, ainda que muitas vezes de maneira não explícita.
  a) João 5:39. É para ser examinada e não apenas lida. Assim, Ela nos dá direção rumo ao céu e portanto, deve ser única e exclusiva. A própria Bíblia reivindica este direito; 2ª Pedro 1:16-21. 
  b) Jeremias 5:21. Suas respostas estão além do ver e ouvir. Estão nas entrelinhas.
  c) 1ª Corintios 2:10. Sem a ajuda do Espírito Santo de Deus, apenas a leremos, mas não entenderemos.
2ª Divisão: 1ª Corintios 14:26. Deus é o mais interessado em que entandamos Sua Palavra para que possamos crescer  na fé que a Bíblia nos proporciona.
  a) Provérbios 8:1-9. Mas para entendê-la, é necessário buscar o entendimento que vem do Espírito Santo de Deus.
  b) Eclesiastes 11:1. Leia... Leia... Leia... E não force o entendimento, pois em alguns casos, não entenderás enquanto não for o tempo certo. apenas não se preocupe e leia... A Bíblia.
  c) Filipenses 3:15. No momento de Deus, você haverá de entender o que leu logo no inicio de sua fé. Não será nem mais e nem menos.
3ª Divisão: Deuteronômio 29:29. Não faça perguntas que não terão respostas, pois algumas coisas nunca entenderemos e nem é preciso.  Devemos neste caso apenas obedecer.
"O filho pode não saber o porque está apanhando, mas a mãe ou o pai sabe porque bate."
  a) Atos 17:11. Existem informações bíblicas que só conseguiremos quando aprendermos cruzar as perguntas entrelaçando ás entre o Antigo e Novo Testamento.
  b) Gálatas 1:8-9. E caso estas informações forem relacionadas à fé, salvação, perdição, Deus, Jesus, céu ou inferno, neste caso, a Bíblia deve ser a regra geral indiscutivelmente. 
 c) Mateus 4:1-11. Não saia da Bíblia como regra geral de fé e prática. É fundamental ser dirigido pelo Espírito Santo de Deus, pois o diabo conhece e a usa muito bem ao seu modo.
4ª Divisão: 1ª Pedro 4:11.Em hipótese alguma, não saia da Palavra. Não vale ideia, boas intenções, filosofias ou sugestões. Deus não precisa de ajuda ! Por este motivo Ele nos deu Sua Palavra para que a possamos segui - la.
  a) Lucas 16:27-31. O inferno está cheio de pessoas com boas intenções, mas sem a direção da Palavra de Deus.  Deus não abre mãos de Sua Palavra quando o assunto é salvação humana.
  b) Apocalipse 22:18-19. Até a imaginação é perigosa, quando se trata de ensinamentos relacionados ao que a Bíblia nos ensina e que está escrito n'Ela.
  c) Mateus 5:37. Não ensine o que você não sabe se está realmente escrito.  Analise e supervisione sob a luz das Escrituras Sagradas, para passar uma resposta que esteja realmente escrita na Bíblia.
5ª Divisão: Romanos 15:18. Busque contextualizar suas experiências à luz das Sagradas Escrituras e não fale nada de que não tenha certeza estar escrito na Bíblia.
  a) Tiago 3:1. Busque conferir e cruzar as informações junto à Bíblia antes de passá - las à frente às pessoas.  Você é responsável pela informação que possui e passa como real bíblica e verdadeira.  Isto vai pesar no Juízo final.
  b) Isaías 35:8. Não se preocupe em explicar o que não entendes, pois neste caminho nem o louco erra, e não são meras palavras que surtem este efeito eficaz na intuição humana.
  c) Romanos 9:33. Jesus é este caminho, e neste caso, ninguém que confiar, ainda que não saiba nem ler, não será confundido. 

sábado, 8 de julho de 2017

No vale da decisão.

                              Estudo Nº 681- Escrito em 04 e editado em 08-07-2017
1ª Divisão: Joel 3:14. Haverá um dia e momento único em que todos indiscriminadamente terão  de se decidir  entre o bem e o mal.
   a) Gênesis 13:2-13. Algumas vezes podemos permitir que outro decidam para continuarmos a seguir nossa jornada, pois não depende tanto de nossa absoluta decisão. 
   b) Gênesis 12:1-4. Mas há momento em que apenas nós podemos e devemos decidir.
   c) Gênesis 32:22-28. Dependendo de nossas atitudes do passado, se não decidirmos buscar a mudança em nossas atitudes, poderemos entrar em maus lençóis.
2ª Divisão: Josué 24:15. Mas haverá um momento em nossa trajetória, por mais que tenhamos vivido experiências marcantes juntos, deveremos deixar bem claro a decisão de servir ao Senhor absolutamente.
   a) 1ª Reis 18:21. Poderemos apenas sugerir deixando bem patente nossa decisão.
   b) Jonas 1:12. E dependendo de nossa decisão, poderemos salvar ou destruir quem estiver ao nosso redor.
   c) 2ª Samuel 11:1-4. Porem, poderemos ficar presos a estas desnecessariamente pelo resto de nossa vida. 
3ª Divisão: Daniel 3:14-18. Nestas horas de decisão pessoal, aquilo que Deus representa para nós, fará a diferença.
   a) Gênesis 30:06-23. A decisão de não sujar as mãos pelo temor do Senhor, fará a diferença de forma incompreensível.  Mesmo que leve 13 anos.
   b) Atos 4:17-20. O que deve prevalecer quando tomamos nossa decisão?
   c) Deuteronômio 30:11-20. É hora de tomar a decisão certa ! 
                                           Qual será a sua decisão ?
                                                   Você decide !

Campanha portas abertas. I.E.Q Nova York - Pastor Eugênio - Meu aluno no I.T.Q - Vespasiano - em 2013,2014.

Estudo Nº 682 -  Atualizado e editado em 08-07-2017 - Antigo estudo Nº 473 do blog Será que a Bíblia diz. Datado de 27-02-2014.
  1ª Divisão: Ezequiel 46:8-10. A pergunta é : " Por qual porta temos entrado ? " E Por qual temos saído ?"  Será que temos saído como entramos ?  Pior ou melhor ? Como ? Esta é a pergunta !
   a) Apocalipse 3:8. Na verdade ! Se formos olhar para nossa capacidade individual, não acreditaremos e sairemos  igual, ou pior do que entramos.
   b) 1ª Corintios 16:9. Qual será o pior obstáculo ao sucesso por esta porta ?
   c) Jeremias 1:6-7. Se este existe! Nós somos o maior obstáculo, quando olhamos para a nossa capacidade individual. 
  2ª Divisão: 2ª Corintios 3:4-5. Somos o maior obstáculo, quando ignoramos que a nossa capacidade vem de Deus em Cristo Jesus que nos capacita.
   a) Efésios 3:20. Não fazemos ideia do que este poder  é capaz de realizar em nossa vida.
   b) 2ª Corintios 2:12. Por este motivo devemos esperar e confiar na porta aberta do Senhor.
   c) João 10:9. A porta deve ser aberta pelo Senhor, pois nela, os recursos são inesgotáveis.
 3ª Divisão: Salmos 141:3. Perdemos muito, por não guardar a porta da nossa boca, confessando  derrota e entrando por qualquer porta fácil  enganosamente. 
   a) Provérbios 8:3. As portas estão abertas e é sábio atentar para a oportunidade que clama:
" Vem! Esta é a sua oportunidade ! Pare de ficar olhando para a sua capacidade individual e vem !
  b) Mateus 16:18. Jesus não afirmou ser fácil, mas que as portas do inferno não prevaleceriam!
  c) Lucas 13:24. Muitos nem chegarão onde você chegou.  Quer saber porquê ?
  d) Josué 1:7-9. Por não levarem a sério a veracidade da Palavra de Deus !
Volte a Ezequiel 46:8-10. Entram pelas portas como meros transeuntes, entrando e saindo, mas nunca mudam e sempre estão na mesma ou na pior.

sábado, 1 de julho de 2017

Poderia o crente em Jesus Cristo ser guiado por ações do coração?

                                     Estudo 680 - Escrito e editado em 01-07-2017 - A noite.
1ª Divisão: Provérbios 4:23. É verdade que as fontes da vida saem do coração, mas;
  a) Mateus 15:17-20. Jesus nos alerta para os perigos procedentes deste orgão e os rumos que tomamos sendo guiados por ele sem a direção da Bíblia.
  b) Jeremias 17:9-10. Não é definitivamente confiável, sermos guiados por este orgão, pois como poderíamos confiar nele quando este é corrupto?
  c) João 7:24. Há um dito popular que tem aprovação bíblica; Quando se diz: " Quem vê cara não enxerga o coração. "  Nem tudo que reluz é ouro " A atitude nem sempre reflete a verdadeira intenção. 
2ª Divisão: 1ª Samuel 16:7. Podemos nos enganar e a todos ao nosso redor, mas não enganaremos a Deus.
  a) Hebreus 4:12-13. A propósito ! A quem queremos enganar ? Ahn !
  b) Provérbios 14:12-13. Uma só decisão sem reflexão abre vários caminhos para a morte.
  c) Provérbios 20:25. Decisões tomadas no calor das emoções podem destruir a vida.
3ª Divisão: Provérbios 27:19. O rosto sereno e meigo, pode ser mais perigoso do que o arruaceiro e fanfarrão. Nestes dois casos nosso coração sempre nos engana.
  a) Isaías 1:5. A mente deve definir as ações do coração usando a razão ao invés de emoção.
  b) Mateus 6:21. Temos facilidade de nos apegar ao que vemos e de uma certa forma nos comunica segurança, mesmo que aparente.
  c) Atos 4:32. Ao crente em Jesus Cristo é preciso se desligar das coisas e ser mais unido respeitando posições, mais do que simplesmente concordar ou discordar.
4ª Divisão: Atos 5:3. É preciso ter a visão do Espírito Santo para saber que até numa contribuição sem aparente malícia podemos ser enganados.
  a) Efésios 6:5-6. Não podemos nos enganar pelas aparências.
  b) Salmos 90:12. Precisamos moldar nosso coração nestes últimos tempos principalmente.
  c) Salmos 51:10. Precisamos buscar de Deus o molde deste novo coração.
5ª Divisão:Provérbios 17:3. Precisamos ser provados nas intenções do coração.
   a) Salmos 139:23-24. Não fazemos a mínima ideia do que se passa no coração em um dia.
  b) Jeremias 29:11-13. Apenas desta forma seremos ouvidos por Deus.
  c) Eclesiastes 8:5. Um coração que obedece a Deus não age por impulsos.
      Atenção ! Não siga os impulsos de  seu coração, pois não terás um final feliz !
                   Caso não esteja sendo guiado pelo Espírito Santo de Deus !
                       Provérbios 13:12 ; Romanos 8:25. Se demorar, espera !
                             Não siga os impulsos de seu coração !
Você poderá ler o estudo Nº 188, Esperança viva não morre.  De 30 de Maio de 2013 no blog seraqueabibliadiz.blogspot.com   Talvez possa te ajudar !
                       Deus te abençoe e saiba que eu escrevi para você mesmo,  senti que deveria escrever ainda hoje, pois senti - me incomodado. Esta edição era para ser editada em 02-07-2017.

1ª Corintios 8:1-2 ; 2ª Timóteo 2:15

Tenho incontáveis esboços de mensagens, alguns, guardados em minha Bíblia e quando sou convidado a levar uma mensagem bíblica, não gosto de que me digam o que devo pregar, pois não gosto de pregar e muito menos que me digam o que pregar.
  Talvez por este motivo eu não seja pastor, pois não seria bom, não sei seguir ideias, filosofias e indicações muito embora as respeite.
Com todo carinho e respeito: Quando pensardes em convidar - me para pregar, primeiro ore por mim e nunca me convide sem já ter orado ao menos uma semana antes, pois não falarei o que quero falar e nem se quisesse não conseguiria  e portanto, não ouviras o que queres ouvir.
                     E olha que penso ser isto muita pretensão de minha parte e nada mais.
                                   Eu acredito ser tudo isto uma arrogância de minha parte.
                                    Eu nunca ouvi a voz de Deus, pois já tenho Sua Palavra.
                                       Eu nunca recebi autorização de Deus para pregar.
             Eu prego Sua Palavra de acordo com minhas convicções e interpretação pessoal.
                                                  Perdoem a minha arrogância.

Pecado - SM. Culpa ; Falta.

                                Estudo Nº 679 - Escrito e editado em 01-07-2017.
Titulo: Pecado tem nome, procedência e é pessoal intransferível. 
1ª Divisão: Gênesis 2:15-17. O homem é indesculpável, pois, neste caso, quando ainda o mal causado pelo pecado não havia se manifestado pela transgressão à ordem de Deus, o homem possuía a intuição e esta faz com que percebamos o perigo sem ter que imaginá-lo, antes que este ocorra, esta, nos dá a percepção da iminência do mal sem que tenha se manifestado.
                                         Definição breve da intuição humana
 faculdade ou ato de perceber, discernir ou pressentir coisas, independentemente de raciocínio ou de análise. 
  1. Isto é intuição e o homem foi criado versado nela, tanto que cuidava do Jardim do Éden, nomeou todos os animais e deu nome à primeira mulher sem ao menos ter ido à faculdade de Botânica,Zoologia e Antropologia. Gênesis 2:15,20,23.  Isto faz com que;
a) Gênesis 9:5; Romanos 14:12; 2ª Corintios 5:10. O pecado seja uma responsabilidade pessoal, particular e intransferível.
b) Isaías 35:8. Ninguém é indesculpável diante de Deus por seus pecados cometidos, sana ou insanamente.
c) Romanos 11:32. Ninguém tem privilégios diante de Deus pelo simples fato de não consumar a prática do pecado em relação à salvação sem recorrer a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida.
                                     
                                                          Mas quais são os nomes do pecado ?
2ª Divisão: Gálatas 5:19-21. Aqui, não está incluído, cocaína, maconha, LSD, Morfina, e ou qualquer outro tipo de droga explicitamente, entretanto, por ser este uso letal ao templo do Espírito Santo, há uma transgressão e uma consequência; 1ª Corintios 3:16-17 em contexto a Gálatas 5:21, quando se diz: " E coisas semelhantes a estas, por serem prejudicial ao corpo".  São pecados absolutos !
  a) Colossenses 2:4-23. Há muitas exigências que não passam de fantasias religiosas e que não é pecado praticá - las.
  b) Romanos 14:1-23. Há certas exigências que demonstram mais infantilidade espiritual do que  parecem realmente ser.
  c) Romanos 7:15-25. O pecado reside em nós e não é de fora para dentro, mas de dentro para fora.
3ª Divisão: Romanos 6: 2-14. Mas este não tem que dominar a nossa vontade, pois ter vontade não é necessidade de cometer o pecado.
a) Tiago:1:14-15. Todos têm vontade de pecar.
b) Hebreus 2:16-18. Até  o Jesus Cristo cem porcento homem, teve vontade de pecar, ou do contrário não poderia nos ajudar; Hebreus 4:14-16. E então, não teríamos a mínima chance de sermos salvos, pois jamais conseguiríamos vencer nossos pecados por nós mesmos.
c)  1ª João 1:8-10 ; 1ª João 2:1-2. Pior do que pecar, é não se sentir pecador e desprezar o perdão de Deus que não enviou seu Filho por sermos bons, mas por sermos pecadores.
4ª Divisão: 1ª João 5:18. Pecar é uma coisa e viver pecando é outra. Ter vontade de pecar não é ter a necessidade de pecar. Todos têm vontade de pecar.
a) Salmos 103:3-14. E Deus sabe muito bem que temos vontade de pecar, embora não tenhamos a necessidade de consumar o ato.
b) Provérbios 3:5-6. O que precisamos é de sermos transparentes para Deus que tudo sabe e tudo vê,pois Ele sabe, mas quer ouvir de nossa boca, já que Ele respeita a nossa privacidade, sendo assim, caso não sejamos sinceros para com Ele, certamente, não venceremos nossa vontade de pecar.
c) Miquéias 7:9. Ele lança o nosso pecado no mar do esquecimento e põe placas na orla com a indicação: " É proibido pescar "