sábado, 1 de julho de 2017

Pecado - SM. Culpa ; Falta.

                                Estudo Nº 679 - Escrito e editado em 01-07-2017.
Titulo: Pecado tem nome, procedência e é pessoal intransferível. 
1ª Divisão: Gênesis 2:15-17. O homem é indesculpável, pois, neste caso, quando ainda o mal causado pelo pecado não havia se manifestado pela transgressão à ordem de Deus, o homem possuía a intuição e esta faz com que percebamos o perigo sem ter que imaginá-lo, antes que este ocorra, esta, nos dá a percepção da iminência do mal sem que tenha se manifestado.
                                         Definição breve da intuição humana
 faculdade ou ato de perceber, discernir ou pressentir coisas, independentemente de raciocínio ou de análise. 
  1. Isto é intuição e o homem foi criado versado nela, tanto que cuidava do Jardim do Éden, nomeou todos os animais e deu nome à primeira mulher sem ao menos ter ido à faculdade de Botânica,Zoologia e Antropologia. Gênesis 2:15,20,23.  Isto faz com que;
a) Gênesis 9:5; Romanos 14:12; 2ª Corintios 5:10. O pecado seja uma responsabilidade pessoal, particular e intransferível.
b) Isaías 35:8. Ninguém é indesculpável diante de Deus por seus pecados cometidos, sana ou insanamente.
c) Romanos 11:32. Ninguém tem privilégios diante de Deus pelo simples fato de não consumar a prática do pecado em relação à salvação sem recorrer a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida.
                                     
                                                          Mas quais são os nomes do pecado ?
2ª Divisão: Gálatas 5:19-21. Aqui, não está incluído, cocaína, maconha, LSD, Morfina, e ou qualquer outro tipo de droga explicitamente, entretanto, por ser este uso letal ao templo do Espírito Santo, há uma transgressão e uma consequência; 1ª Corintios 3:16-17 em contexto a Gálatas 5:21, quando se diz: " E coisas semelhantes a estas, por serem prejudicial ao corpo".  São pecados absolutos !
  a) Colossenses 2:4-23. Há muitas exigências que não passam de fantasias religiosas e que não é pecado praticá - las.
  b) Romanos 14:1-23. Há certas exigências que demonstram mais infantilidade espiritual do que  parecem realmente ser.
  c) Romanos 7:15-25. O pecado reside em nós e não é de fora para dentro, mas de dentro para fora.
3ª Divisão: Romanos 6: 2-14. Mas este não tem que dominar a nossa vontade, pois ter vontade não é necessidade de cometer o pecado.
a) Tiago:1:14-15. Todos têm vontade de pecar.
b) Hebreus 2:16-18. Até  o Jesus Cristo cem porcento homem, teve vontade de pecar, ou do contrário não poderia nos ajudar; Hebreus 4:14-16. E então, não teríamos a mínima chance de sermos salvos, pois jamais conseguiríamos vencer nossos pecados por nós mesmos.
c)  1ª João 1:8-10 ; 1ª João 2:1-2. Pior do que pecar, é não se sentir pecador e desprezar o perdão de Deus que não enviou seu Filho por sermos bons, mas por sermos pecadores.
4ª Divisão: 1ª João 5:18. Pecar é uma coisa e viver pecando é outra. Ter vontade de pecar não é ter a necessidade de pecar. Todos têm vontade de pecar.
a) Salmos 103:3-14. E Deus sabe muito bem que temos vontade de pecar, embora não tenhamos a necessidade de consumar o ato.
b) Provérbios 3:5-6. O que precisamos é de sermos transparentes para Deus que tudo sabe e tudo vê,pois Ele sabe, mas quer ouvir de nossa boca, já que Ele respeita a nossa privacidade, sendo assim, caso não sejamos sinceros para com Ele, certamente, não venceremos nossa vontade de pecar.
c) Miquéias 7:9. Ele lança o nosso pecado no mar do esquecimento e põe placas na orla com a indicação: " É proibido pescar " 


Nenhum comentário:

Postar um comentário